Educação Especial

Educação Especial Graduação À Distância

Um dos cursos de graduação mais buscados nos últimos anos na área de educação no Brasil é o de educação especial, como a maior parte dos profissionais que buscam este curso são professores, a busca pelo curso tem sido mais na modalidade de graduação à distância.

Este fenômeno de modo geral é bastante positivo, já que a educação inclusiva só ganha tendo mais profissionais preparados para lidar com as questões da inclusão.

Para que possamos ver alguns aspectos da educação especial vamos poder ler aqui:

  • Histórico da graduação em educação especial no Brasil;
  • O que é a educação especial e o que abordam os cursos;
  • Cursos de educação especial: graduação à distância e presencial e cursos de pós-graduação;
  • Um debate mais amplo sobre a inclusão.

Histórico Da Graduação em Educação Especial no Brasil

O curso em educação especial no Brasil é bastante novo, isto se dá primeiro porque até a democratização de nosso país a educação especial era pensada desde a perspectiva da separação de alunos que têm necessidades especiais de aprendizagem e outros alunos.

Assim foi com qualquer pessoa que era diferente, a separação acontecia e não só na educação. Também não era só no Brasil que se pensava assim, nós demoramos a entender que a educação especial é também inclusiva.

Então no modelo que conhecemos, os cursos começaram a serem oferecidos já nos anos 2000, mas os primeiros cursos foram os de pós-graduação e não a graduação em educação especial.

Alvos de muitas críticas, vários pesquisadores da educação afirmam que a graduação em educação especial na verdade deveria estar dentro da grade da pedagogia de forma que todos os profissionais tenham ferramentas metodológicas para trabalhar a inclusão.

Se formos pensar um processo realmente inclusivo todos os professores realmente deveriam estar preparados para trabalhar com alunos com necessidades especiais.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira e Miguel Claudio Moriel Chacon, doutores do departamento de pós-graduação da Universidade Estadual de São Paulo, abordam este assunto de forma bastante interessante neste artigo que deixo aqui para vocês.

E eles vão além, que mesmo hoje tendo tanto oferta de cursos não há uma matriz curricular padronizada e os métodos são diferentes, ou seja, ainda precisamos encontrar um modelo.

O Que É A Educação Especial E O Que Abordam Os Cursos

A educação especial hoje é inclusiva e parte da premissa de integração entre alunos com necessidades especiais e outros alunos.

A matriz curricular de todos os cursos vai trazer entre as disciplinas o debate sobre a inclusão, mas as disciplinas não se esgotam aí, dependendo da universidade e do nível de estudo que você vá cursar é possível encontrar disciplinas sobre:

  • Currículo adaptado;
  • Arquitetura para a inclusão;
  • Ferramentas tecnológicas.

Isto só para citar algumas de tantas que são oferecidas nos cursos de graduação e pós-graduação que vamos falar um pouco mais agora.

DICA: Faça sua graduação em Pedagogia com até 60% de desconto na FMU: https://fmu.minhagraduacao.com.br/

Cursos De Educação Especial: Graduação À Distância E Presencial E Cursos De Pós-Graduação

A graduação em educação especial é oferecida pelas universidades somente na modalidade à distância, são várias as universidades, mas isto é um risco.

Se você se decidir pela graduação em educação especial verifique:

  • A idoneidade da universidade;
  • Relatos de ex-alunos;
  • Se parte do corpo docente faz parte do corpo docente de algum outro curso presencial da universidade;
  • A formação do corpo docente.

Qualquer universidade de qualidade vai te oferecer a maior parte destas informações no próprio site.

Para quem está buscando a educação especial como uma segunda carreira a cursar e quer buscar formação presencial eu diria que vale mais a pena ver as pós-graduações em educação especial.

São vários os nomes como são chamados os cursos de pós-graduação em educação especial, algumas universidades chamam de educação especial e inclusiva, outros somente educação inclusiva, mas o mais importante é a grade que cada um apresenta.

Esta grade é variada também e principalmente na pós-graduação, verifique qual das universidades oferece disciplinas que condizem com sua realidade em sala de aula ou do que você quer vir a trabalhar com alunos com necessidades especiais.

As ofertas de cursos de pós-graduação são muito mais abrangentes e tem universidades públicas e privadas que oferecem, além de existir tanto na modalidade à distância quanto presencial.

É interessante que você verifique se cumpre os requisitos para entrar em um dos programas de pós-graduação das universidades públicas que mantém centros de pesquisa nesta área da educação. 

Um Debate Mais Amplo Sobre A Inclusão

Para que a inclusão não tome o caminho inverso é necessário que sempre nos aprofundemos no debate. E o debate atual é de como as novas tecnologias vem possibilitando novas metodologias na educação especial.

Enfim, se você é ou quer ser um profissional que atue com a educação especial seu estudo nunca vai parar, mas as recompensas em sala de aula são recompensas muito valiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *